Instagram teve que remover a função de GIF por causa de racismo

Na última sexta-feira (09 de março), começaram a surgir relatos de usuários que encontraram um GIF com uma mensagem racista.

Quando se buscava pela palavra “crime”, um de seus resultados era de uma imagem que mostrava um contador de mortes de negros. Este contador era rodado por um macaco, enquanto isto um homem branco, que parecia um apresentador de auditório, dizia “Continue girando a manivela, Bonzo. Os números não param de aumentar”.

Gif Racista

Este era o GIF racista que estava no Instagram

Em nota o instagram afirmou:

“Não há espaço para esse tipo de conteúdo no Instagram. Suspendemos a nossa integração com o Giphy enquanto eles investigam esta questão”

A equipe por trás do Giphy informou que retirou a imagem do ar, pois ela infringe seus “padrões de conteúdo”. Segundo a plataforma, o  GIF só entrou no ar devido a um erro.

De acordo com eles o ‘sticker’ foi disponibilizado devido a um problema nos filtros de moderação de conteúdo, que afetaram especialmente os GIFs. Após o problema, o Giphy afirmou ao TechCrunch que consertaram o bug e remoderaram todos os ‘stickers’ de GIF de sua biblioteca.O site se responsabilizou pela situação e pediu desculpas.

“Sinceramente pedimos desculpas a todo que se ofenderam.”

 

Fonte: g1.com.br, r7,com, techcrunch.com