O Instagram liberou nesta terça-feira (20) um recurso para que lojas online (perfis comerciais) possam marcar produtos à venda em fotos. A novidade permite que os varejistas exibam produtos com direito a preço e mais informações. Links diretos levam o usuário às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser feito e a transação finalizada.

Agora os vendedores vão poder apontar se um item exibido em uma foto está à venda da mesma maneira que marcam algum amigo ou contato. As imagens que forem utilizadas como vitrine serão sinalizadas com o icone de uma bolsa

Ao tocar na imagem, uma bolinha surge sobre todos os itens que estiverem à venda. Elas são atalhos para mostrar mais detalhes, como preços e modelos. Tocando nelas, o usuário é levado para uma área dentro do site das lojas virtuais, em que podem comprar o produto.

Segundo o Instagram, mais de 200 milhões de contas visitam todos os dias perfis usados como lojas.

Habilitando o recurso

De acordo com o Instagram, toda conta comercial está habilitada a utilizar o novo recurso. Basta criar nove publicações utilizando o formato para que a aba de compras seja habilitada, o que permite a marcação de produtos e a inserção de informações. Esse processo pode ser feito tanto em fotos simples quanto em carrosséis de imagens.

Além disso, a rede social dá algumas dicas para quem quiser utilizar a novidade da melhor maneira possível. Entre as indicações estão a postagem de fotos com diversos produtos, de forma a aumentar o engajamento e o interesse.

A empresa também indica a utilização de outros recursos da plataforma para aumentar ainda mais o público. Usar os Stories para anunciar que, agora, as informações sobre os produtos podem ser vistas diretamente no perfil ou o uso de tipos diferentes de publicação, como forma de sair da rotina, são citados como boas maneiras de garantir o interesse dos consumidores.

Fonte: g1.com.br, Instagram